Mercado Livre
Ultima Atualização agosto 19, 2024

Quais são as taxas do Mercado Livre

Entenda as taxas do Mercado Livre, incluindo os modelos de anúncios Clássico, Premium e Gratuito, e suas respectivas tarifas.
Duas caixas de papelão com logotipos do Mercado Livre estão empilhadas, emolduradas por um fundo colorido atrás delas.

A capacidade de vender um produto independentemente da distância é um dos maiores atrativos facilitados pela prática do e-commerce.

Mesmo que não existam custos na criação de contas ou anúncios, as vendas são afetadas pelas taxas do Mercado Livre quando são concretizadas.

Desta forma, o ML pratica três modelos básicos de anúncios que diferem em valores e benefícios ao cliente: o Clássico e o Premium e o Gratuito.

Confira abaixo as diferenças entre cada uma das categorias e qual delas pode trazer melhores resultados para as operações do seu negócio.

Leia também: O guia completo para vender no Mercado Livre!

Detalhes que diferem os anúncios

Anúncios Clássicos

  • Tarifa de venda por categoria gira entre 10% e 14%
  • O cliente não tem nenhuma opção de parcelamento
  • Cobrança fixa de R$6,00 para unidades abaixo de R$79,00.
  • Preço mínimo do produto é de R$ 6,00

Anúncios Premium

  • Tarifa de venda por categoria gira entre 15% e 19%
  • Opção de parcelamento pode chegar a 18x sem juros.
  • Cobrança fixa de R$6,00 para unidades abaixo de R$79,00.
  • Preço mínimo do produto é de R$ 6,00

O número máximo de parcelas no Premium vai depender do valor do produto e da forma de pagamento escolhida pelo consumidor.

Produtos que superarem o valor mínimo exigido (R$ 79,00) não terão de arcar com a cobrança fixa.

Se uma mercadoria não alcançar valor mínimo, a solução está na venda de packs ou combos com várias unidades.

Também é importante saber que as tarifas de venda de um produto podem variar dependendo da categoria na qual ele estiver listado, como por exemplo:

– Produtos da categoria “Livros” estão isentos de custo fixo

– Produtos da seção “Supermercado” devem pagar tarifas específicas, que podem variar entre R$ 1,00 e R$ 6,00 de acordo com o preço do anúncio definido.

De forma resumida, os Anúncios Clássicos são voltados para lojistas que tenham contas novas e fluxos menores, enquanto os Anúncios Premium são destinados aos usuários que já tenham um bom volume de vendas.

Exemplos de taxas do Mercado Livre

A lista abaixo apresenta tarifas praticadas em diferentes categorias:

Caixas de som e Autofalantes 13% para Clássico e 18% para Premium
Celulares e Smartphones 11% para Clássico e 16% para Premium
Notebooks e Televisores 11% para Clássico e 16% para Premium
Botas, Tênis e Calças 14% para Clássico e 19% para Premium
Pneus e Bicicletas 11,5% para Clássico e 16,5% para Premium
Suplementos 12% para Clássico e 17% para Premium

Existe gratuidade nas vendas?

Dependendo do caso, existe a possibilidade de uma venda não ter custos com sua operação, embora a exposição nos resultados de busca possa ser comprometida pela escolha do empreendedor.

Os Anúncios Grátis duram 60 dias e não oferecem nenhuma opção de parcelamento ao consumidor, além de estarem limitados às seguintes condições:

  • No caso da venda de produtos usados, o varejista pode ter 20 vendas gratuitas por ano, enquanto a venda de produtos novos sem tarifas é limitada a apenas 5;

  • É possível ter 10 anúncios simultâneos com estoque máximo de uma unidade para produtos novos ou usados;

  • Visitas e vendas de um anúncio original não acumularão, mesmo que o lojista tente trabalhar com um anúncio inativo;

  • Usuários que tenham alcançado algum nível MercadoLíder (básico, Gold ou Platinum) ou que sejam de nível Profissional no ranking do Mercado Pago só conseguem anunciar nos formatos Clássico ou Premium.

Conheça a Mamba

Se você está interessado em atuar nos principais marketplaces mas ainda não sabe trabalhar com as taxas do Mercado Livre, chegou a hora de conhecer o melhor serviço de assessoria voltado para o e-commerce.

Através deste link você pode preencher o formulário e aguardar pelo primeiro contato de um representante oficial da Mamba Digital.

Compartilhe nas redes sociais

Índice

Mais Artigos

Quer vender mais no mercado livre?

Fale agora com a Mamba Digital e descubra como uma consultoria certificada pode impulsionar seu crescimento.