Mercado Livre
Ultima Atualização junho 17, 2024

Como cadastrar produtos no Mercado Livre

Aprenda a cadastrar produtos no Mercado Livre, com dicas sobre títulos, fotos, preços, e descrição para otimizar suas vendas
Detalhes são importantes para vender seus produtos no Mercado Livre

Com tantas opções disponíveis no mundo virtual, o vendedor precisa tomar uma série de cuidados para cadastrar produtos no Mercado Livre.

Na plataforma do ML, as páginas de venda não ficam restritas a informações sobre preços e fotos – por mais que essas características realmente sejam importantes.

Se considerarmos ainda a possibilidade do cliente ter dúvidas sobre um produto antes de confirmar a compra, é fundamental repassar ao consumidor o máximo de detalhes possível.

Neste texto você descobrirá como trabalhar melhor com as informações que devem ser cadastradas nas páginas de venda dos produtos no Mercado Livre.

Leia também: O guia completo para vender no Mercado Livre!

Princípios básicos para cadastrar produtos no mercado livre

Para que uma mercadoria tenha boa visibilidade na plataforma, é preciso dar relevância aos detalhes primordiais: desde a escolha pelo melhor título até a prática de preços compatíveis com o mercado.

1 – Título objetivo

De forma resumida, um bom título deve ter no máximo 60 caracteres e conter informações sobre produto, marca, modelo e especificações adicionais.

A receita para um bom título gira em torno da compatibilidade do produto anunciado com as pesquisas que são feitas pelos consumidores.

A escolha das palavras corretas é capaz de impactar diretamente na exibição do anúncio nos resultados de busca, conquistando maior prioridade.

2 – Marca definida

A plataforma reprova produtos com as seguintes especificações: “Original”, “Paralela”, “Nacional” e “Importada”

Se a mercadoria não tiver marca própria ou for produzida pelo vendedor, a solução é utilizar o nome da loja neste campo.

3 – Fotos informativas

De forma resumida, uma boa foto deve ter fundo branco, variações (máximo de 10 por anúncio) e resolução de 1024×1024 pixels.

Ter um bom conjunto de fotos e ilustrações possibilita que diferentes recursos visuais sejam explorados pelos vendedores.

Mas para impulsionar um produto é preciso ter mais do que simples ilustrações – funcionalidades e diferenciais podem ser usados como iscas de atração.

4 – Preço justo

É preciso ter em mente que diferenças no valor de mercado têm alto potencial de impacto, seja quando os números favorecem o empreendedor ou quando o beneficiado é o próprio cliente.

Garantir que suas vendas consigam dar lucro e manter a competitividade de preço sobre os concorrentes diretos são fatores igualmente importantes na mesma medida.

E mesmo que um produto tenha variações de tamanho ou cor, não é recomendado trabalhar com variações de preços.

5 – Códigos de referência

É possível identificar uma mercadoria de modo rápido e fácil através de seu código SKU (Stock Keeping Unit). Por isso, produtos diferentes não podem ter o mesmo SKU.

O Mercado Livre também recomenda que cada um dos produtos comercializados em sua plataforma tenha seu próprio código de barras com 13 dígitos.

Características do produto

Conhecer os detalhes da mercadoria ofertada facilitam no preenchimento das informações que devem constar nas páginas de produtos do Mercado Livre.

Em páginas de smartphones, além dos dados básicos (marca, linha, modelo, cor) também é preciso informar detalhes como memória interna e potencial de câmeras (em megapixels).

Já no caso de geladeiras (eletrodoméstico), é preciso detalhar a capacidade de armazenamento (em litros), o tipo de degelo e os outros recursos disponíveis (como, por exemplo, a tecnologia inverter).

‘Descrição’ para informações adicionais

Logo abaixo das características fica o espaço de descrição, onde vantagens e diferenciais da mercadoria podem ser detalhados com maior profundidade. Aqui, recomendamos não passar de 10 mil caracteres.

Conteúdo da embalagem, explicações sobre modos/funcionalidades e informações relacionadas à pesos, dimensões, materiais e voltagens são informações que costumam ser trabalhadas neste setor.

Apostar em textos persuasivos, que consigam cativar e, ao mesmo tempo, incentivar os consumidores a realizarem a compra, é uma estratégia que pode trazer força no anúncio de produtos no Mercado Livre.

Informações proibidas

O ML não permite que o vendedor compartilhe suas informações pessoais para contato fora dos domínios da plataforma. Redirecionar o cliente para outro site através de um anúncio também é proibido.

O descumprimento das diretrizes do site pode acarretar na suspensão de anúncios, com decisão tomada pelo próprio site.

A loja e suas formas de pagamento

Ainda na página de produto, próximo à margem direita, o cliente pode ter acesso ao nome da loja, seu nível de reputação (na métrica MercadoLíder) e o número de vendas concluídas.

Em relação ao pagamento, a maior parte das lojas trabalha com os métodos mais convencionais: cartões de crédito e débito, boleto bancário e Pix.

As bandeiras aceitas em uma transação e o número de parcelas que podem ser oferecidas ao cliente, com ou sem acréscimos, também são apresentados na página do produto.

Há, também, a possibilidade de realizar ou receber pagamentos através do sistema Mercado Pago, o banco digital do grupo Mercado Livre.

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