Mercado Livre
Ultima Atualização julho 10, 2024

Como abrir uma loja no Mercado Livre

Aprenda como abrir uma loja no Mercado Livre, desde a criação da conta até as primeiras vendas e estratégias de sucesso.
Conheça o passo a passo de como abrir uma loja no Mercado Livre

Diariamente, milhares de empreendedores – de grande, médio ou pequeno porte – se perguntam “Como abrir uma loja no Mercado Livre?”, o maior marketplace da América Latina, com mais de 10 milhões de vendedores ativos.

Para se ter uma ideia do potencial do e-commerce no Brasil, o levantamento da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), indicou que, somente no ano de 2023, o faturamento neste formato girou em torno de R$ 185,7 bilhões, com 395 milhões de pedidos realizados e Ticket Médio de R$ 470,00.

Mas afinal, o processo para criar uma conta para a sua loja no site do Mercado Livre é burocrático? Pelo contrário, e isso você vai descobrir ao longo deste texto!

Leia também: O guia completo para vender no Mercado Livre!

Benefícios de ter uma conta

A facilidade de comprar ou vender produtos de onde estiver e a qualquer hora do dia é a grande vantagem de quem tem uma conta criada na plataforma. Mas, na verdade, os benefícios vão além:

Para o cliente:

  • Acesso facilitado aos melhores preços de um mesmo produto;
  • Compras a partir de R$ 79,00 têm direito a frete grátis;
  • Compras indesejadas podem ser devolvidas em até 30 dias, com devolução total do dinheiro;
  • Mecanismo antifraude protege a sua conta de pagamentos suspeitos.

Para o empreendedor:

  • Possibilidade de vender produtos variados sem a necessidade de uma loja física;
  • Trabalhar com um leque de opções de pagamento ainda maior;
  • Gratuidade sobre os anúncios veiculados na plataforma;
  • Agilidade no recebimento de pagamentos pela carteira digital do Mercado Pago.

Quando custa abrir uma conta

A criação de uma conta no Mercado Livre é totalmente grátis! E mais: também não é preciso pagar nenhuma taxa para criar um novo anúncio, embora seja possível impulsioná-lo com formatos pagos.

A cobrança da plataforma só é feita para cada negócio fechado. Neste caso, o empreendedor paga uma tarifa de acordo com o tipo de anúncio utilizado (gratuito, clássico ou premium).

Criando a sua conta no Mercado Livre

O ponto de partida quem deseja seguir o passo a passo de como abrir uma loja no Mercado Livre está no site oficial do marketplace, o www.mercadolivre.com.br.

Na parte superior da página, posicionada ao lado direito, fica a seção “Crie a sua conta“.

Nesta etapa, é possível decidir se sua conta será tratada como pessoa física ou como empresa, com diferenças nos documentos solicitados para cada um dos perfis.

Se a sua conta Pessoa Física já foi criada, é possível torná-la conta Empresa seguindo este passo a passo: “Meus dados” > “Dados pessoais” > “Preciso de ajuda” > “Alterar a titularidade da minha conta”.

Conta Pessoa Física

O usuário que estiver interessado em ter uma conta de pessoa física deve repassar as seguintes informações: nome e sobrenome, e-mail e número de celular válidos.

Conta Empresa

Já no caso de uma conta de empresa, o usuário deve ter acesso a informações como: CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), Razão Social, e-mail e celular.

O próprio Mercado Livre recomenda que, neste caso, o usuário ocupe a função de Administrador(a), Acionista, Beneficiário(a) final, Mandatário(a), Representante legal ou Procurador(a).

Se o responsável ainda não possuir um CNPJ válido, será possível abrir uma conta MEI através do Portal do Empreendedor, utilizando nome e e-mail válidos.

Explorando o site e as ferramentas

Com a conta habilitada, o usuário já pode explorar melhor o site e suas ferramentas disponíveis. É na aba superior que fica a seção “Vender”.

Seção “Vender”

Quando o produto já estiver definido, será preciso definir em qual das categorias oferecidas ele se enquadra (Produtos, Veículos, Imóveis ou Serviços). Só assim será possível dar início ao primeiro anúncio.

Escrever um título que consiga não apenas cumprir seu objetivo mas, principalmente, atrair a atenção do cliente, é um dos pontos que mais podem fortalecer a presença do anúncio no sistema do Mercado Livre.

Ferramenta de Catálogo

Outro mecanismo que também pode ajudar o novo empreendedor digital a se familiarizar com a plataforma é a ferramenta de “Catálogo”.

Este mecanismo realiza uma espécie de competição entre produtos iguais vendidos por contas diferentes. Quem vence a disputa, garante o destaque de melhor oferta.

Conheça seu produto

Familiaridade é uma palavra importante na terceira etapa de “Como abrir uma loja no Mercado Livre”, seja em relação ao marketplace ou à própria mercadoria.

Desta forma, fornecer o máximo de informações do produto que será ofertado é de extrema importância, considerando a possibilidade dos clientes ainda estarem em dúvida sobre suas compras.

Gatilhos para vender

Com isso em mente, utilizar certos gatilhos podem trazer efeitos positivos aos resultados de uma loja, como por exemplo:

  • Estimular o desejo de compra de um consumidor através de fotos atrativas;
  • Destacar a compatibilidade da mercadoria com suas características físicas;
  • Alcançar maior visibilidade nas buscas com informações da ficha técnica.

As primeiras vendas

Depois de criar o primeiro anúncio na plataforma, é hora de concentrar os esforços no processo de compra e venda.

Nas contas mais recentes, o Mercado Livre exige que 10 vendas sejam concretizadas para que o nível de reputação possa ser exibido no perfil do varejista.

Confira os limites para cada nível na tabela abaixo:

Variáveis Reclamações Mediações Compras canceladas
pelo vendedor
Compras enviadas
com atraso
MercadoLíder 1% 0,5% 0,5% 6%
Verde 2% 1,5% 10%
Amarelo 4,5% 3,5% 18%
Laranja 8% 4% 22%
Vermelho Mais de 8% Mais de 4% Mais de 22%

Quanto maior for esse nível, que vai do vermelho (mais baixo) ao verde escuro (mais alto), maior será a força do seu negócio no principal marketplace da América Latina.

Vale destacar que o nível MercadoLíder está incluso no sistema de ranking que garante benefícios a vendedores e consumidores na plataforma.

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