Mercado Livre
Ultima Atualização julho 10, 2024

O que é ACOS no Mercado Livre?

Entenda o que é ACOS no Mercado Livre, como calculá-lo, e as diferenças entre ACOS, ROAS e ROI.
Ter dúvidas sobre "o que é ACOS" é comum entre os novos empreendedores digitais

Trabalhar com o e-commerce pode ser uma novidade até mesmo para as lojas mais tradicionais. Por isso, é natural que os novos termos provoquem certas dúvidas.

Mas afinal, o que é o ACOS e como trabalhar visando resultados ainda melhores na plataforma do Mercado Livre? É isso que você vai descobrir ao longo deste texto!

Leia também: O guia completo para vender no Mercado Livre!

O que é ACOS?

No mundo do e-commerce, existe uma métrica de cálculo percentual que pode ser usada para acompanhar o custo de publicidade das vendas – este é o ACOS (Advertising Cost of Sales).

Com esta avaliação, o empreendedor pode ter uma noção básica sobre os resultados alcançados com Product ADS em um determinado período.

Como calcular o ACOS?

Para chegar até a porcentagem do ACOS no Mercado Livre, basta dividir os gastos com anúncios pela receita que foi gerada e, depois, multiplicar o resultado por 100. Confira o exemplo abaixo:

Diferenças entre ACOS, ROAS e ROI

Da mesma forma que os novos empreendedores se perguntam “O que é ACOS?”, a questão “O que é ROAS?” (Return On Advertising Spend, no idioma original) também vêm à tona.

ROAS

O ROAS corresponde ao retorno sobre o investimento em publicidade na divisão da receita gerada com anúncios pelo gasto da empresa.

Seguindo o exemplo anterior, a mesma empresa que alcançou R$ 100,00 em vendas com R$ 10,00 investidos teve o ROAS de 10.

ROI

Há, também, a métrica do ROI (Return On Investiment, ou Retorno Sobre o Investimento), que é utilizada para saber quanto a empresa faturou com um determinado investimento.

Para calcular o ROI basta ter os números da receita gerada, subtrair os custos, dividir o resultado outra vez pelo valor dos custos e, por fim, multiplicar por 100.

Por exemplo: R$ 100,00 (receita) – R$ 10,00 (custos) ÷ R$ 10,00 (custos) x 100 (porcentagem) = 90%.

Como trabalhar com ACOS no Mercado Livre?

Garantir uma porcentagem rentável de ACOS no Mercado Livre nem sempre é um grande desafio, mas requer atenção e empenho a partir da análise de dados.

Ter um ACOS baixo demonstra a eficiência de um anúncio sobre a publicidade, já é preciso ter um investimento menor para gerar novas vendas.

Por isso, quem pretende alcançar números cada vez melhores deve analisar o comportamento dos anúncios – tanto na visibilidade de um produto quanto no seu retorno financeiro.

Estratégia de campanha no Mercado Livre?

Antes mesmo de definir seu ACOS Objetivo na plataforma, é preciso traçar qual será o objetivo final da campanha no Mercado Livre.

Por isso, é importante participar do Sistema de Leilão de Product Ads, mecanismo que realiza uma espécie de disputa entre anúncios concorrentes por maior visibilidade nos resultados.

O vencedor é decidido com base na qualidade e na relevância do anúncio. O valor que será investido também influencia na disputa. A combinação dos três fatores resulta no Ad-Score.

Modelos de Publicidade

No sistema de Product Ads o Mercado Livre oferece três tipos de estratégia – cada uma com uma finalidade. Descubra agora as diferenças entre os modelos disponíveis:

Rentabilidade

Estratégia sugerida para produtos de alta exposição orgânica, já que estes dependem menos de um percentual alto para competir por melhores posições.

Crescimento

Estratégia ideal para garantir melhores posições a produtos que tenham média rotatividade, equilibrando rentabilidade com visibilidade.

Visibilidade

Estratégia destinada aos anúncios mais recentes, a fim de impulsionar um produto para que ele atinja melhores posições.

Quando trocar a estratégia?

O empreendedor pode alterar o modelo de publicidade de um anúncio a qualquer momento, conforme a sua necessidade.

No entanto, recomendamos que uma campanha fique em atividade por, no mínimo, 15 dias. Isso facilitará a análise dos resultados alcançados pelo seu anúncio ao longo deste período.

Definindo seu ACOS Objetivo

Agora que uma das três estratégias disponíveis foi escolhida, é hora de definir qual será o ACOS Objetivo do seu anúncio de acordo com o custo publicitário idealizado para cada venda.

Ainda no sistema de Product Ads, a plataforma realiza o cálculo de Custo por Clique Máximo que o vendedor está disposto a pagar.

Anúncios Priorizados

O ranking de anúncios, também chamado de Ad-Rank, é a métrica de pontuação que determina como os anúncios serão priorizados nos resultados de busca. Seu cálculo é feito da seguinte forma:

O CPC Máximo (Custo por Clique) é determinado com base no ACOS Objetivo, na campanha escolhida e no histórico de conversão de cada publicação.

Dessa forma, o anúncio que alcançar o resultado mais alto será exibido nas melhores posições.

A cobrança do Mercado Livre

Para cobrar o CPC dos anúncios vencedores no Product Ads, o Mercado Livre se baseia na modalidade de segundo melhor preço. Por isso, é feito o seguinte cálculo:

Essa modalidade faz com que os ganhadores paguem o mínimo necessário para ter vantagem sobre seu concorrente mais próximo.

Conheça a Mamba

Com a pergunta “O que é ACOS?” respondida e com as siglas ROAS e ROI já definidas, determine agora as melhores estratégia para fortalecer a presença da sua empresa no mundo do e-commerce.

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