Trabalhar com o e-commerce pode ser uma novidade até mesmo para as lojas mais tradicionais. Por isso, é natural que os novos termos provoquem certas dúvidas.
Mas afinal, o que é o ACOS e como trabalhar visando resultados ainda melhores na plataforma do Mercado Livre? É isso que você vai descobrir ao longo deste texto!
Leia também: O guia completo para vender no Mercado Livre!
O que é ACOS?
No mundo do e-commerce, existe uma métrica de cálculo percentual que pode ser usada para acompanhar o custo de publicidade das vendas – este é o ACOS (Advertising Cost of Sales).
Com esta avaliação, o empreendedor pode ter uma noção básica sobre os resultados alcançados com Product ADS em um determinado período.
Como calcular o ACOS?
Para chegar até a porcentagem do ACOS no Mercado Livre, basta dividir os gastos com anúncios pela receita que foi gerada e, depois, multiplicar o resultado por 100. Confira o exemplo abaixo:

Diferenças entre ACOS, ROAS e ROI
Da mesma forma que os novos empreendedores se perguntam “O que é ACOS?”, a questão “O que é ROAS?” (Return On Advertising Spend, no idioma original) também vêm à tona.
ROAS
O ROAS corresponde ao retorno sobre o investimento em publicidade na divisão da receita gerada com anúncios pelo gasto da empresa.
Seguindo o exemplo anterior, a mesma empresa que alcançou R$ 100,00 em vendas com R$ 10,00 investidos teve o ROAS de 10.
ROI
Há, também, a métrica do ROI (Return On Investiment, ou Retorno Sobre o Investimento), que é utilizada para saber quanto a empresa faturou com um determinado investimento.
Para calcular o ROI basta ter os números da receita gerada, subtrair os custos, dividir o resultado outra vez pelo valor dos custos e, por fim, multiplicar por 100.
Por exemplo: R$ 100,00 (receita) – R$ 10,00 (custos) ÷ R$ 10,00 (custos) x 100 (porcentagem) = 90%.
Como trabalhar com ACOS no Mercado Livre?
Garantir uma porcentagem rentável de ACOS no Mercado Livre nem sempre é um grande desafio, mas requer atenção e empenho a partir da análise de dados.
Ter um ACOS baixo demonstra a eficiência de um anúncio sobre a publicidade, já é preciso ter um investimento menor para gerar novas vendas.
Por isso, quem pretende alcançar números cada vez melhores deve analisar o comportamento dos anúncios – tanto na visibilidade de um produto quanto no seu retorno financeiro.
Estratégia de campanha no Mercado Livre?
Antes mesmo de definir seu ACOS Objetivo na plataforma, é preciso traçar qual será o objetivo final da campanha no Mercado Livre.
Por isso, é importante participar do Sistema de Leilão de Product Ads, mecanismo que realiza uma espécie de disputa entre anúncios concorrentes por maior visibilidade nos resultados.
O vencedor é decidido com base na qualidade e na relevância do anúncio. O valor que será investido também influencia na disputa. A combinação dos três fatores resulta no Ad-Score.
Modelos de Publicidade
No sistema de Product Ads o Mercado Livre oferece três tipos de estratégia – cada uma com uma finalidade. Descubra agora as diferenças entre os modelos disponíveis:
Rentabilidade
Estratégia sugerida para produtos de alta exposição orgânica, já que estes dependem menos de um percentual alto para competir por melhores posições.

Crescimento
Estratégia ideal para garantir melhores posições a produtos que tenham média rotatividade, equilibrando rentabilidade com visibilidade.

Visibilidade
Estratégia destinada aos anúncios mais recentes, a fim de impulsionar um produto para que ele atinja melhores posições.

Quando trocar a estratégia?
O empreendedor pode alterar o modelo de publicidade de um anúncio a qualquer momento, conforme a sua necessidade.
No entanto, recomendamos que uma campanha fique em atividade por, no mínimo, 15 dias. Isso facilitará a análise dos resultados alcançados pelo seu anúncio ao longo deste período.
Definindo seu ACOS Objetivo
Agora que uma das três estratégias disponíveis foi escolhida, é hora de definir qual será o ACOS Objetivo do seu anúncio de acordo com o custo publicitário idealizado para cada venda.
Ainda no sistema de Product Ads, a plataforma realiza o cálculo de Custo por Clique Máximo que o vendedor está disposto a pagar.
Anúncios Priorizados
O ranking de anúncios, também chamado de Ad-Rank, é a métrica de pontuação que determina como os anúncios serão priorizados nos resultados de busca. Seu cálculo é feito da seguinte forma:

O CPC Máximo (Custo por Clique) é determinado com base no ACOS Objetivo, na campanha escolhida e no histórico de conversão de cada publicação.
Dessa forma, o anúncio que alcançar o resultado mais alto será exibido nas melhores posições.
A cobrança do Mercado Livre
Para cobrar o CPC dos anúncios vencedores no Product Ads, o Mercado Livre se baseia na modalidade de segundo melhor preço. Por isso, é feito o seguinte cálculo:

Essa modalidade faz com que os ganhadores paguem o mínimo necessário para ter vantagem sobre seu concorrente mais próximo.
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Conheça a Mamba
Com a pergunta “O que é ACOS?” respondida e com as siglas ROAS e ROI já definidas, determine agora as melhores estratégia para fortalecer a presença da sua empresa no mundo do e-commerce.
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