Mercado Livre
Ultima Atualização julho 10, 2024

Identificando as tendências do Mercado Livre

Aprenda a identificar tendências no Mercado Livre, analisando buscas populares e estratégias para otimizar anúncios.
Aprenda a identificar quais são as tendências do Mercado Livre

Neste artigo você aprenderá a trabalhar com as informações que podem ser coletadas na seção de Tendências do Mercado Livre.

Acompanhar as tendências de mercado já não pode ser considerada uma tarefa tão simples para o vendedor, considerando que a demanda de uma mercadoria pode ser baseada em uma moda passageira.

A fim de facilitar a percepção dos clientes e dos empreendedores, o Mercado Livre dispõe de uma página voltada para as tendências de mercado.

Leia também: O guia completo para vender no Mercado Livre!

Como saber quais são as tendências do momento?

A página de Tendências do Mercado Livre divide os produtos apresentados em três faixas: “As buscas que mais cresceram”, “As buscas mais desejadas” e “As tendências mais populares”.

Apesar de destacarem as mercadorias com base nas procuras do cliente, não existe a divisão por nichos.

Ainda assim é possível chegar aos resultados por categorias, através dos ícones exibidos na parte inferior da página, conforme a imagem abaixo:

Utilizando as seções corretas, com foco nas informações apresentadas nos anúncios, o vendedor pode garantir que um produto tenha maior visibilidade.

Como consequência, as vendas na plataforma do ML devem ser potencializadas.

Oportunidade x Risco

Agora que você já está mais ambientado com o site do Mercado Livre e seu sistema de ranqueamento de produtos baseado nos resultados de pesquisa, vamos seguir para a parte teórica.

Trabalhar com tendências pode ser totalmente benéfico para a sua empresa. Mas tudo vai depender do interesse que os consumidores têm sobre o produto em um determinado período.

Por isso, o empreendedor precisa considerar que existem oportunidades e riscos quando a intenção é trabalhar com produtos específicos, que sofreram uma espécie de “boom” momentâneo nas vendas.

Uma mercadoria em alta pode trazer lucro se for vendida no momento certo. No entanto, esse mesmo produto pode dar prejuízo ao vendedor que passou a comercializá-lo com algumas semanas de atraso.

Impulsionar suas vendas com o Tendências do Mercado Livre

O impacto que a página de tendências pode trazer para um vendedor também está relacionado à escolha das melhores palavras que irão compor um anúncio.

Conhecer os termos frequentemente utilizados pelos consumidores no momento de suas buscas pode otimizar os resultados de um anúncio nas ferramentas de pesquisa da plataforma.

Apesar de fornecer mais detalhes a respeito de uma mercadoria, o uso da linguagem mais técnica em um título pode acabar limitando o alcance do anúncio em relação aos produtos semelhantes.

De forma simplificada: quanto mais parecidos forem anúncios e termos de pesquisa utilizados (também conhecidos como palavras-chave), mais rápida será a localização de um anúncio pelo algoritmo.

Também é possível seguir o caminho inverso para criar um anúncio de maior efetividade, já o vendedor pode descobrir e definir as palavras de maior compatibilidade a partir dos resultados exibidos.

Exemplos de Tendências do Mercado Livre

Em rápida busca pelo site do Mercado Livre, é possível observar que detectores de metal e antenas digitais ficaram entre as “tendências mais populares” na semana de 21 a 27 de abril (2024).

A faixa das “buscas que mais cresceram” revelou que o produto que mais atraiu a atenção do consumidor neste mesmo período foi a touca de cetim, com resultados exibidos nas 5 primeiras posições.

Já no caso das “buscas mais desejadas”, o interesse dos clientes se limitou a produtos de detecção de metal, com oferta de modelos completos ou peças separadas no top 5 do site.

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