E-Commerce
Ultima Atualização agosto 16, 2024

Calendário comercial de 2024: datas e categorias

Não é de hoje que o calendário comercial beneficia os consumidores com preços menores e os vendedores com a queima de estoque.
Confira as principais datas do calendário comercial neste 2º semestre de 2024

Não é de hoje que o calendário comercial beneficia os consumidores com preços menores e os vendedores com a queima de estoque.

Quem sabe trabalhar com os produtos mais buscados durante as épocas festivas com certeza amplia os lucros ao final do mês.

Por isso, confira abaixo o calendário comercial para o segundo semestre de 2024.

Calendário comercial – Julho

Dia do Rock – 13/07

A comemoração mundial do Dia do Rock homenageia a estreia do evento Live Aid, que reuniu nomes como Queen, Mick Jagger e David Bowie em 1985.

Nesta data você poderá apostar em descontos tanto em peças do vestuário, como camisas e jaquetas, quanto nos próprios instrumentos musicais.

Dia do Futebol – 19/07

A Seleção Brasileira é a única seleção pentacampeã mundial, não é à toa que o Brasil é conhecido como “o País do Futebol”.

Você poderá aproveitar este período para impulsionar as vendas de camisas de time e dos demais artigos esportivos.

Dia dos Avós – 26/07

Esta data é celebrada anualmente no dia 26 de julho em referência à comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, que seriam os avós de Jesus.

Assim como ocorre no Dia das Mães ou no Dia dos Pais, as opções de presente são as mais diversas: roupas, eletrônicos, bem estar

Filha entregando uma caixa de presente para o seu pai

Calendário comercial – Agosto

Dia dos Pais – 11/08

Depois das mamães e dos avós serem homenageados, chegou a hora dos papais, que no Brasil é celebrado sempre no segundo domingo de agosto.

Em 2023, peças do vestuário e perfumes foram os segmentos que mais tiveram força, mas os produtos eletrônicos também cresceram nesta data.

Calendário comercial – Setembro

Semana do Brasil – 07/09

No dia 7 de setembro de 1822 o Brasil se tornou um país independente, e por conta disso o feriado da independência foi decretado no país.

Além do feriado prolongado, o período também aquece o mercado físico e digital, com direito a promoções nas mais diversas categorias de produto.

Dia do Cliente – 15/09

No último ano, a “Semana do Cliente” alcançou a expressiva marca de 294,5 mil pedidos, com alta de 23% sobre os números de 2022.

Com faturamento superior a R$72 milhões, os segmentos de “moda“, “saúde & beleza” e “casa & jardim” conquistaram os melhores resultados.

Início da Primavera – 22/09

Depois do frio do inverno, é hora de aproveitar a “estação das flores”, que naturalmente traz novas opções para o mercado.

As grandes mudanças neste caso estão na troca de roupas, que voltam a ser mais leves, e nas opções de produtos para a casa.

Calendário comercial – Outubro

Dia das Crianças – 12/10

A primeira grande data do último trimestre de 2024 homenageia as crianças, e, por isso, a venda de brinquedos e eletrônicos deve aquecer o mercado.

E se em 2023 o setor já esperava uma alta de 8% sobre os números de 2022, neste ano o faturamento total deve ser ainda maior.

Dia das Bruxas – 31/10

Halloween lá fora, Dia do Saci no Brasil – seja qual for o nome, as categorias de fantasias e decorações devem ser impulsionadas por essa data.

De acordo com um estudo realizado pela Nuvemshop, o Dia das Bruxas fortalece as empresas de pequeno e médio porte, com alta de quase 30%.

Casal carregando sacolas de compra enquanto caminha na calçada.

Calendário comercial – Novembro

Black Friday – 29/11

Mesmo com a queda no faturamento de 15,1%, o faturamento do e-commerce brasileiro na Black Friday de 2023 foi de R$5,23 bilhões.

Durante essa data, as buscas se concentram em ofertas de celulares, videogames e informática, mas também se dividem em moda, saúde e beleza.

Calendário comercial – Dezembro

Cyber Monday – 02/12

A Cyber Monday pode ser definida como um “braço” da Black Friday, mas com foco no comércio digital e também nos produtos de tecnologia.

Para se ter uma ideia, em 2023 esta data faturou R$736,9 milhões, e o ticket médio dos produtos ficou em R$561,40.

Natal – 25/12

A maior comemoração na lista de datas comerciais ocorre apenas no final do ano, mas ainda assim é capaz de movimentar mais de R$70 bilhões.

Aproveite o período do Natal para comercializar roupas, acessórios, calçados, brinquedos e cosméticos em geral.

Conheça a Mamba

Agora que você já conhece o calendário comercial do segundo semestre de 2024, descubra o melhor serviço de assessoria voltado para e-commerce do Brasil.

Siga este link, preencha o formulário e aguarde o contato de um representante da Mamba Digital para impulsionar seus resultados.

Compartilhe nas redes sociais

Índice

Mais Artigos

Quer vender mais no mercado livre?

Fale agora com a Mamba Digital e descubra como uma consultoria certificada pode impulsionar seu crescimento.