Emitir uma nota fiscal pode até parecer um processo complexo. Só que com as ferramentas certas, você pode simplificar e até otimizar essa tarefa.
No Mercado Livre, por exemplo, os vendedores podem encontrar soluções integradas que vão facilitar essa operação, até para as vendas do Envios Full.
Neste guia, nós vamos explicar o passo a passo da emissão de uma nota fiscal, desde envio da sua documentação até o download dos arquivos desejados.
Prepare-se para dominar o processo de emissão de notas fiscais do Mercado Livre e aproveite ao máximo as ferramentas que são oferecidas pela plataforma.
Leia também: O guia completo para vender no Mercado Livre!
Como emitir a sua nota fiscal?
Para baixar as notas fiscais disponíveis na sua conta, siga os 3 passos a seguir:
- Acesse a seção ‘Faturamento‘ e clique em ‘Faturas e relatórios das suas tarifas‘
- Selecione o menu de 3 pontos (abaixo de ‘Ações‘) e clique em ‘Ir para Baixar NF-e‘.
- Defina quais notas fiscais serão baixadas e faça o download dos seus documentos.
Vale destacar que as faturas podem levar até 10 dias (contados a partir do fechamento do mês) para serem disponibilizadas no sistema do Mercado Livre.

A nota fiscal nos envios do Full
A NF-e de transferência é emitida sempre que um novo estoque é encaminhado para qualquer Centro de Distribuição do Mercado Livre no Brasil.
Assim, todas as suas mercadorias cadastradas no sistema Mercado Envios Full são fiscalmente cobertas enquanto passam pelas instalações da empresa.
Quando um produto é vendido, sua nota fiscal também é emitida de forma automática pelo Mercado Livre, que trata do envio do pacote até o consumidor.
Essa NF-e será impressa no próprio Centro de Distribuição para ser enviada junto ao pacote, além da versão digital que será encaminhada via e-mail.
Assim como nas outras formas de venda, esta nota fiscal ficará disponível na seção de ‘Faturamento’ (basta seguir o passo a passo indicado anteriormente).
Como configurar a NF-e pelo Full?
Este serviço está disponível para contas cadastradas como CNPJ, já que é preciso apresentar dados como: Inscrição Estadual, CSOSN e série da NF-e.
Além destes documentos, também é fundamental apresentar um certificado digital válido antes de inserir os dados da matriz para o cadastro da empresa.
Quando todos os dados forem repassados ao Mercado Livre, a plataforma ficará responsável por faturar as vendas feitas pelo Mercado Envios Full.
Todas as notas fiscais (de venda ou de transferência) ficam armazenadas na plataforma, e você pode fazer o download para enviá-las ao seu contador.

O emissor integrado do Mercado Livre
O Mercado Livre disponibiliza seu próprio emissor integrado para facilitar a gestão fiscal dos usuários, otimizando também o seu tempo de faturamento.
A plataforma permite que seus vendedores utilizem este serviço sem custos adicionais, mas é preciso cumprir os seguintes requisitos para habilitá-lo:
- Ter um CNPJ habilitado na Secretaria da Fazenda do estado
- Atualizar o cadastro com as informações da Secretaria da Fazenda
- Ter um certificado digital A1 de proteção para transações online
- Estar registrado no Regime Simples Nacional ou no Regime Normal
Outros dados que são solicitados
- Código universal do produto: a sequência de números junto ao código de barras.
- Origem do produto: o local de produção da mercadoria (nacional ou importada).
- Nomenclatura Comum do Mercosul: identifique a categoria do produto pela NCM.
- Código Fiscal de Operações e de Prestações: defina as informações do contribuinte.
Conheça a Mamba
Agora que você sabe como emitir uma nota fiscal no Mercado Livre, conheça o nosso serviço de assessoria voltados para os principais marketplaces.
Clique aqui, preencha o formulário e aguarde o contato de um representante oficial da Mamba Digital para potencializar seus resultados.
Com a Mamba ao seu lado, você estará ainda mais preparado para enfrentar os desafios do e-commerce e alcançar o sucesso desejado.