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Ultima Atualização setembro 9, 2024

Estratégias de Precificação: Como utilizar?

Com um número de clientes em potencial cada vez maior, cabe ao vendedor pôr em prática as suas próprias estratégias de precificação.
Confira 5 Estratégias de Precificação que podem trazer mais resultado para a sua loja no e-commerce

A expansão da internet favoreceu não apenas as relações entre pessoas, mas impulsionou também as práticas de comércio no mundo virtual.

Com um número de clientes em potencial cada vez maior, cabe ao vendedor pôr em prática as suas próprias estratégias de precificação.

Em outras palavras, é saber vender um produto a preço justo, garantindo uma vantagem ao comprador – pelo preço – e beneficiando a loja – pelo lucro.

Descubra, neste artigo, 5 tipos de estratégias de precificação que você pode adotar visando um melhor retorno financeiro para a sua empresa.

Leia também: Como calcular a taxa de conversão no e-commerce?

O que são Estratégias de Precificação?

Determinar o preço de um produto pode ser tarefa simples para quem já tem uma certa afinidade com o mercado, e é claro que isso não vale para todos!

Por isso, temos as estratégias de precificação, que nada mais são do que conjuntos de técnicas utilizadas para definir o preço de um produto.

Neste caso, o grande desafio do vendedor é encontrar um preço que consiga cobrir o valor investido e ainda gerar lucro para a sua empresa.

Uma estratégia de precificação eficiente envolve o comprador na análise de mercado para compreender, além de outras coisas, o seu perfil de consumo.

Além disso, o preço que você definir afetará o modo como os clientes enxergam a sua empresa, de forma positiva ou negativa.

Já entende a importância de trabalhar com um planejamento ainda mais específico? Então vamos para os 5 tipos de estratégias de precificação!

Estratégias de Precificação por Custo

Esta estratégia tem como base a soma de todos os custos fixos e variáveis, considerando desde o preço da produção até a margem de lucro da empresa.

Considerando cada elemento presente nesta soma, podemos dizer que este é um dos modelos que mais garantem a segurança financeira ao vendedor.

A simplicidade nas operações é o grande benefício deste modelo, que não exige tanto do vendedor e também não impõe riscos tão altos à empresa.

A fraqueza desta estratégia se dá pela definição da margem de lucro, que pode afastar os consumidores caso os números sejam maiores que os aceitáveis.

Estratégias de Precificação por Valor

Diferente do preço, que indica o custo por um produto, o valor corresponde à percepção do cliente sobre o custo-benefício deste mesmo produto.

Isso significa que esta estratégia tem como base o valor percebido pelo cliente em relação ao produto vendido pela sua loja (física ou digital).

Neste caso, existe uma grande influência pelos seguintes fatores: marca, qualidade, experiência do consumidor, feedbacks, atendimento ao cliente…

A principal desvantagem neste modelo está na captação de novos clientes, que podem não identificar o mesmo valor de um produto em comparação à empresa.

Estratégias de Precificação por Clientes

Esta estratégia tem como base a segmentação dos consumidores, considerando desde as suas maiores necessidades até as suas características únicas.

Para chegar a este resultado, a empresa deve realizar uma análise aprofundada sobre o comportamento de compra dos clientes, incluindo as suas preferências.

Esse modelo se mostra válido quando o vendedor deseja fidelizar sua base de clientes, garantindo que os compradores retornem para compras futuras.

No entanto, esta estratégia pode fazer com que seus compradores construam uma percepção de menor qualidade em caso de ações exageradas.

Pessoa usando calculadora e fazendo anotações em um papel fixo na prancheta

Estratégias de Precificação Dinâmicas

Esta estratégia tem como base o uso de algoritmos (machine learning) para que seja possível realizar ajustes de preço em tempo real.

Diversos fatores podem influenciar na precificação de um produto, como os preços dos concorrentes e a demanda do mercado em um determinado período.

Desta forma, sua loja será capaz de maximizar os lucros e ainda manter a competitividade no mercado, sem perder espaço para a concorrência.

Em contrapartida, a principal desvantagem deste tipo de estratégia está na dificuldade de implementação, em razão da constante atualização do mercado.

Estratégias de Precificação Competitivas

Esta estratégia tem como base uma postura ainda mais agressiva, já que seu grande objetivo é oferecer preços ainda mais vantajosos do que a concorrência.

A precificação competitiva pode ser facilmente identificada no varejo, quando uma empresa ajusta o preço do seu produto de acordo com seus semelhantes.

Isso fará com que o Retorno Sobre Investimento (ROI) seja otimizado, já que as estratégias são baseadas e adaptadas conforme as atualizações do mercado.

O lado negativo desta estratégia está no alto risco de prejuízo, resultante da tentativa de manter a competitividade através do corte de lucro da empresa.

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