As trocas de estação e as demais festividades podem trazer novos desafios para quem atua no mundo das vendas, seja no meio físico ou no digital.
Por aqui, sempre batemos na tecla do planejamento: o vendedor que se prepara no momento certo, consegue ter os melhores resultados.
Confira, neste artigo, algumas dicas para que a sua loja consiga lucrar com a venda sazonal!
Venda Sazonal: Tendências
Quem trabalha com o comércio já sabe que as tendências mudam de estação para estação: do verão para o outono, do outono para o inverno…
A indústria da moda, por exemplo, oferece variações de produtos para as quatro estações do ano: das roupas até os calçados e acessórios.
Mas isso não quer dizer que uma peça vendida na temporada passada vai ter o mesmo resultado neste ano: o mercado vive em um constante processo de renovação.
Dito isso, estar atento às novas opções disponíveis no mercado é fundamental para que a sua loja tenha sucesso com a venda sazonal.
Vender no Verão
Com temperaturas mais altas em relação às outras estações do ano, o verão é o grande momento para apostar em opções de vestuário que sejam mais leves.
Produtos que podem ser utilizados ao ar livre, principalmente em praias ou piscinas, também atraem o interesse do consumidor no verão.
Vender no Outono
O Outono é marcado por quatro datas importantes para o comércio brasileiro: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Festas Juninas.
Além de tudo aquilo que já é favorecido por estas quatro festividades, também é válido apostar em decorações para casa e produtos de beleza.
Vender no Inverno
Por conta da queda nas temperaturas, o consumidor passa a buscar por produtos que ofereçam a sensação de conforto.
Isso vale tanto para roupas, como casacos e jaquetas, quanto para produtos voltados para a casa, como edredons e lareiras.
Vender na Primavera
Depois de passar pela estação mais fria do ano, o consumidor guarda as peças “pesadas” e volta a buscar opções mais “leves”.
Conhecida como a “Estação das Flores”, a Primavera favorece, principalmente, a venda de roupas que tenham estampas floridas ou coloridas.

Venda Sazonal: Marketing
Há uma grande diferença nos anúncios de produtos que devem ser usados ao longo do verão para aqueles utilizados no inverno.
Tanto a linguagem quanto as imagens utilizadas devem focar na estratégia principal da sua venda sazonal, independentemente da data escolhida.
Nesse caso, as campanhas podem abranger as mais variadas formas de marketing digital, desde as mídias sociais até o tradicional e-mail marketing.
Venda Sazonal: Promoções
Todo consumidor busca por ofertas e descontos que tornem uma compra ainda mais vantajosa, e isso também vale para uma venda sazonal.
Trabalhar com promoções especiais durante feriados, épocas comemorativas ou trocas de estação pode alavancar os resultados da sua empresa.
É importante destacar que, no caso das estações, isso vale do início ao fim: da chegada dos novos produtos até a queima do estoque restante.
Venda Sazonal: Investimentos
Garantir seu estoque quando a demanda dos consumidores for alta trará custos mais elevados para sua loja. Ex.: comprar roupas de praia no verão.
Em outras palavras, quando o interesse do consumidor por um produto for mais baixo, seu preço no fornecedor também será mais baixo.
Dessa forma, será possível não apenas economizar nos investimentos, mas também construir uma margem de lucro ainda maior na sua venda sazonal.

Venda Sazonal: Devoluções
As plataformas de e-commerce entendem que a devolução de uma mercadoria é negativa não apenas para o vendedor, mas também para seu próprio sistema.
E é claro que isso vale para todas as situações, não apenas pelas lojas que desejam ter mais retorno com a venda sazonal.
O cuidado com a conversão dos clientes deve ser tomado do início da “relação” até o pós-venda, mesmo quando o produto já tiver sido entregue ao consumidor.
Venda Sazonal: Histórico
Quando a campanha chegar ao fim será preciso analisar os resultados alcançados ao longo do período no qual a venda sazonal esteve em ação.
Essa comparação demonstrará se as estratégias foram ou não efetivas, além de indicar os gargalos que mais afetaram as vendas naquele período.
Neste ponto, o feedback dos clientes é fundamental para que a empresa descubra quais pontos poderão ser melhorados na próxima campanha sazonal.
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