Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Mercado Livre
Ultima Atualização julho 10, 2024

Como ter uma Loja Oficial no Mercado Livre em 2024?

O Mercado Livre atualizou os requisitos no modelo de Loja Oficial

O Mercado Livre definiu os novos requisitos para que uma loja seja considerada Loja Oficial na maior plataforma de e-commerce da América Latina.

Os pré-requisitos exigidos anteriormente, que de forma resumida se baseavam no faturamento e no índice de mediação, deixaram de existir.

O novo modelo criado pela plataforma depende, basicamente, do registro da marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI.

Além de trazer novos elementos visuais, o selo de Loja Oficial promete dar maior destaque à sua conta, garantindo mais visibilidade nos resultados dos usuários.

Confira neste texto os requisitos, etapas e diferenciais do novo formato de Loja Oficial do Mercado Livre.

Leia também: O guia completo para vender no Mercado Livre!

Benefícios da Loja Oficial

Loja personalizada com o selo de Loja Oficial
Identificação nas páginas de produtos
Sugestão automática no campo de busca
Presença no filtro de busca exclusivo
Maior exposição na página de Lojas Oficiais
Maior visibilidade nas campanhas comerciais

Requisitos da plataforma

Para que a sua loja consiga solicitar o selo de Loja Oficial, será preciso:

  • Apresentar o registro de marca aprovado pelo INPI
  • Ser o fabricante ou varejista titular do registro
  • Estar em dia com o Mercado Livre, sem nenhuma dívida pendente
  • Ter, no mínimo, um novo produto publicado na plataforma

 

Caso o fabricante ou varejista não seja o titular da marca, o mesmo terá que comprovar a autorização do titular por meio de outros documentos.

As Lojas Oficiais já existentes terão o prazo de 6 meses para se adequarem aos novos critérios impostos pela plataforma.

Aquelas que não fizerem as adaptações necessárias até o dia 20/01/2025 serão desativadas.

homem embalando caixa de papelão

Processo de solicitação

Quando a loja atender a todos os requisitos citados acima, será possível dar entrada no processo de solicitação para o reconhecimento de Loja Oficial.

Nesta etapa será fundamental seguir os passos indicados a seguir:

1º Passo

Enviar o Registro da marca no menu “Minhas Marcas”, disponível na aba Painel de Vendedores.

A plataforma não aceitará protocolos de registro. O documento precisa estar vigente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2º Passo

Criar a página personalizada no menu “Minha Página”, onde será possível definir logo, foto de capa, banners e vídeos.

Nessa página será possível agrupar os produtos vendidos pela sua loja em galerias e carrosséis.

Com a Loja Oficial aprovada

O titular da loja ou da marca associada terá autonomia total para adicionar ou substituir novos vendedores.

Por isso, os Vendedores que atuem em uma Loja Oficial serão responsáveis por cumprir os Termos e Condições do Mercado Livre.

Caso outra pessoa tenha melhores direitos sobre a marca e faça uma reclamação, sua operação poderá ser cancelada sem direito a ressarcimento ou indenização.

É importante frisar que o Mercado Livre nunca entrará em contato por telefone com o objetivo de exigir pagamentos para disponibilizar o título de Loja Oficial.

Os critérios da plataforma podem ser alterados a qualquer momento, mas aqueles que forem afetados serão previamente avisados.

Vendedora mexendo no seu notebook

Faturamento da Loja Oficial

Não será preciso arcar com custos adicionais para ser uma Loja Oficial – mas será preciso pagar a mensalidade da sua página, no valor de R$ 99.

Se o usuário não quiser manter a própria página, basta pausá-la. Com isso, novas cobranças não serão geradas nas próximas faturas.

Perfis que ainda não tenham criado uma página podem aproveitar o teste grátis de 3 meses.

Em relação aos anúncios, o Mercado Livre oferece três opções aos vendedores: Premium, Clássica e Grátis.

Apesar da gratuidade no terceiro modelo, o Anúncio Grátis tem baixa exposição nos resultados de busca e duração máxima de 60 dias.

Os outros dois anúncios têm duração ilimitada – a principal diferença está na exposição nos resultados de busca: com alta no Clássico e máxima no Premium.

O vendedor que não tratar das faturas dentro do prazo informado no aviso de faturamento poderá ser suspenso ou desativado.

Caso existam faturas pendentes, será necessário resolver a situação com o pagamento do saldo total ou do valor que corresponde aos períodos anteriores.

Registro da marca no INPI

Realize seu cadastro no site do e-INPI
Confira se o seu caso não se enquadra nas proibições legais (Manual de Marcas)
Verifique se a marca já se encontra registrada no portal do INPI
Elabore a imagem da marca e defina seu estilo: nominativa, mista, figurativa ou tridimensional
Consulte a lista de produtos no portal e escolha qual deles a marca irá assinalar
Confirme a emissão da Guia de Recolhimento da União e efetue o pagamento
Preencha o formulário com os dados da marca no Sistema e-Marcas
Anexe a imagem da marca junto com os demais documentos em PDF
Aceite as declarações, envie a solicitação e salve o comprovante de envio
As atualizações do pedido devem ser acompanhadas através do número do processo

Conheça a Mamba

Agora que os requisitos de uma Loja Oficial estão mais claros, impulsione suas vendas com o melhor serviço de assessoria voltado para e-commerce.

Siga este link, preencha o formulário e aguarde o contato de um representante oficial da Mamba Digital.

Compartilhe nas redes sociais

Índice

Mais Artigos