Você já ouviu falar em Spike Day? Na Shopee, as datas duplas são mais do que números – elas representam oportunidades para aumentar as vendas da sua loja.
Neste artigo, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre o Spike Day, desde o conceito básico até as estratégias mais avançadas para a sua loja.
Seguindo as dicas e orientações que listamos ao longo do texto, você estará pronto para conquistar o sucesso na próxima campanha especial.
Leia também: O guia completo para vender na Shopee!
O que é o Spike Day da Shopee?
Toda campanha promocional veiculada durante uma data dupla, como o 9.9 (para 9 de setembro) e o 10.10 (para 10 de outubro), é chamada de Spike Day.
Neste dia, a plataforma oferece descontos mais altos, além de ofertas exclusivas e promoções especiais que impulsionam as vendas das lojas participantes.
Além de descontos em produtos selecionados, durante o Spike Day também é comum encontrar produtos com a chamada “compre um e leve outro” (2 por 1).
O vendedor também pode participar das campanhas com ofertas relâmpago, disponibilizando descontos por tempo limitado ou até que seu estoque acabe.
E para estimular que mais lojas colaborem com a data, a plataforma ainda oferece o benefício do frete grátis para compras que atingirem um certo valor.

Vale a pena participar do Spike Day?
Com tantas vantagens para os compradores, muitos vendedores ficam em dúvida sobre a viabilidade da campanha. Afinal, é possível lucrar no Spike Day?
Ficar no “Sim” seria muito genérico, então nós vamos listar 5 motivos para a sua loja participar do próximo Spike Day da Shopee:
1. Aumento da Visibilidade: Com tantas ações de marketing voltadas para essa data, seus produtos terão maior destaque sem que você aumente o esforço.
2. Atração de Clientes: Se os produtos da sua loja vão estar em destaque, é claro que o número de consumidores em potencial também vai subir.
3. Impulso nas Vendas: Por conta dos cupons de desconto oferecidos no Spike Day, o faturamento da sua loja aumentará ao longo da ação.
4. Melhoria na Reputação: Quanto melhor for a sua relação com os clientes durante a campanha, melhor tende a ser a avaliação da sua loja.
5. Promoção de Novidades: Este pode ser um ótimo momento para testar a venda de novas mercadorias, expandindo o seu catálogo “tradicional”.

Como se preparar para o Spike Day?
Planejamento
Antes mesmo da campanha começar, é preciso definir quais serão os seus objetivos principais: aumentar vendas? Atrair clientes? Lançar novos produtos?
E se você já participou de algum Spike Day, tente comparar seus resultados para identificar tudo o que funcionou e o que ainda pode ser melhorado.
Estratégia
Escolha quais produtos terão maior destaque ao longo da campanha e considere disponibilizar descontos ainda mais atraentes ou até promoções especiais.
Neste caso, vale ter um maior cuidado com as descrições e com as imagens das suas mercadorias, já que você deve ser mais atraente do que seus concorrentes.
Estoque
Verifique se a quantidade em estoque é suficiente para atender à demanda de um Spike Day – evite rupturas para não perder a chance de vender ainda mais.
Se for preciso, utilize ferramentas de gerenciamento e monitore as quantidades restantes, assim você não terá que lidar com surpresas inesperadas e negativas.
Logística
Quando a opção de frete grátis estiver habilitada, saiba estabelecer critérios claros e garanta que o benefício esteja configurado de forma adequada.
Para as lojas que contarem com equipes, recomendamos que todos os colaboradores sejam comunicados sobre as ofertas e sobre a alta na demanda.
Marketing
Comunique seus clientes que você irá participar do Spike Day na Shopee através de mensagens nas redes sociais, por e-mail ou por qualquer outra plataforma.
Tenha em mente que os recursos promocionais da plataforma, como banners e cupons, aumentarão a visibilidade dos seus produtos durante a campanha.
Atendimento
Além de garantir que seus colaboradores estejam cientes das promoções, faça com que eles se preparem para responder às perguntas dos seus clientes.
Para o consumidor, deixe claro o prazo de entrega da sua loja e reforce suas políticas de devolução; assim você evitará possíveis atritos no pós-venda.
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