Shopee
Ultima Atualização agosto 19, 2024

Como funciona a Entrega Direta da Shopee?

Para facilitar a entrega de mercadorias dos vendedores cadastrados em sua plataforma, a Shopee lançou seu próprio sistema de Entrega Direta.
Conheça o sistema da Entrega Direta da Shopee

Desde que surgiu, o e-commerce aproximou milhões de lojas e compradores em todo o mundo – hoje é possível adquirir e receber um produto em poucas horas.

Para facilitar a entrega de mercadorias dos vendedores cadastrados em sua plataforma, a Shopee decidiu lançar o seu próprio sistema de Entrega Direta.

Assim, a logística de compra e venda da plataforma ficou ainda mais simples, com a promessa de rapidez no transporte do produto até o endereço do cliente.

Confira, neste artigo, como funciona o Entrega Direta da Shopee e descubra quais são os benefícios e pré-requisitos deste serviço exclusivo.

Leia também: O guia completo para vender na Shopee!

O que é o Entrega Direta?

O Shopee Entrega Direta é o serviço que promete trazer maior agilidade à logística de envio dos produtos vendidos na plataforma.

Neste sistema, o transporte do produto até o endereço do comprador pode ser feito pelo próprio vendedor ou, então, por entregadores locais.

Enquanto esse benefício não chega a todo o Brasil, o Entrega Direta seguirá disponível apenas à região metropolitana da cidade de São Paulo.

Requisitos do Entrega Direta

Para ativar o programa, os vendedores devem cumprir requisitos como:

  • Estar na área de cobertura do serviço;
  • Concluir 20 vendas no prazo de 30 dias;
  • Emitir Nota Fiscal dos produtos vendidos;
  • Ter cadastro por CNPJ (conta empresarial);
  • Ser bem avaliado na plataforma (superior a 4.5).

Benefícios do Entrega Direta

  • Avaliações: Maior satisfação dos clientes pela agilidade na entrega;
  • Competitividade: Clientes serão atraídos de forma ainda mais natural;
  • Anúncios: Destaque com indicadores ‘Chega hoje’ ou ‘Chega amanhã’;
  • Entrega: Status de envio/transporte pode ser monitorado com facilidade.

Incentivo da Plataforma

Quem trabalha com o Shopee Envio Direto garante o benefício do frete coberto pela plataforma, com o repasse de R$8 por pedido.

Os valores são liberados na carteira do vendedor no momento em que o pagamento do pedido é liberado, ou seja:

  • Após a confirmação de recebimento do comprador no aplicativo;
  • Após o prazo de confirmação da entrega no sistema (7 dias).

Critérios de Desempenho

Vendas concluídas nos últimos 30 diasMaior ou igual a 20
Nível de avaliação da lojaMaior ou igual a 4.5
Pontos de penalidade da lojaMenor ou igual a 2
Cumprimento de entregas no mesmo diaMaior ou igual a 97%
Cumprimento de entregas no dia seguinteMaior ou igual a 97%

Logística do Entrega Direta

O vendedor precisa definir um horário de corte para a confirmação do pagamento considerando os dias úteis (segunda a sexta-feira). Assim, a entrega será feita:

No mesmo dia quando o pagamento for confirmado até o horário de corte;

No dia seguinte quando o pagamento for confirmado após o horário de corte.

Limites do Produto

Comprimento máximo120cm
Largura máxima80cm
Altura máxima80cm
Soma das dimensões200cm
Peso máximo30kg

Problemas com a entrega

Como a responsabilidade na entrega do produto é do vendedor, cabe a ele verificar se o status do pedido foi atualizado para “Entregue dentro do prazo”.

O pedido constará como concluído quando o comprador confirmar o recebimento pelo aplicativo da Shopee ou após 7 dias contados a partir da data de entrega.

A data de entrega dos pedidos não pode ser alterada, mas é possível realizar até 3 tentativas de entrega em, no máximo, 2 dias úteis após a data indicada.

Os pedidos que forem entregues após o prazo de envio configurado serão listados como “Envios com atraso”. Isso também vale para casos em que:

  • A Nota Fiscal e a etiqueta de envio não são emitidas;
  • O pacote não é bipado pelo aplicativo do entregador;

Em ambos os casos, o próprio sistema cancela o pedido em razão do prazo de entrega, e o vendedor não recebe o pagamento do pedido e o repasse do frete.

Se a entrega de um pacote bipado demorar mais de 3 dias úteis, o pedido será cancelado automaticamente e seu status mudará para ‘Falha na Entrega’.

Conheça a Mamba

Agora que você sabe tudo sobre o Shopee Entrega Direta, descubra o melhor serviço de assessoria para e-commerce do Brasil.

Siga este link, preencha o formulário e aguarde o contato de um representante da Mamba Digital para impulsionar os seus resultados.

Compartilhe nas redes sociais

Índice

Mais Artigos

Quer vender mais na Shopee?
Fale agora com a Mamba Digital e descubra como nossos consultores especializados podem ajudar a alavancar suas vendas.