Você sabe quanto sua empresa ganha com cada venda? Calcular a margem de lucro pode ser a chave para entender melhor a saúde financeira do seu negócio.
Além de determinar o retorno que suas vendas trazem para a empresa, esta ferramenta vai te ajudar a manter uma posição mais competitiva no mercado.
Isso significa que sua margem revelará oportunidades voltadas para a otimização dos preços e para a redução dos custos (fixos ou variáveis).
Neste guia, vamos explicar como você deve calcular a margem de lucro e como essa métrica vai ajudar sua empresa a alcançar resultados ainda melhores.
O que é a Margem de Lucro?
A margem de lucro é uma das métricas mais eficientes para chegar até o retorno financeiro que é gerado pelas vendas, sejam elas físicas ou digitais.
Em um mercado de alta competitividade, é fundamental ajustar suas estratégias financeiras para otimizar os resultados que já foram alcançados.
E, apesar de ser ‘a margem de lucro’, seu cálculo pode ser feito de várias maneiras. O contexto vai determinar o melhor caminho a ser seguido.
Ainda assim, será preciso considerar informações específicas sobre seus custos e preços de venda, além, é claro, da realidade do mercado.
Qual a utilidade da Margem de Lucro?
- Avaliar a Rentabilidade: Meça os resultados pelo lucro gerado.
- Facilitar a Precificação: Ajuste os preços para maior rentabilidade.
- Observar Resultados: Compare seu desempenho ao concorrente.
- Examinar a Sustentabilidade: Identifique a sua saúde financeira.
- Analisar a Eficiência: Verifique a efetividade das suas vendas.
7 passos para a Margem de Lucro
1. Custo Total
Considere os números da sua empresa, desde os custos fixos (aluguéis, salários e licenças) até os custos variáveis (matéria-prima, produção e transporte).
2. Custo por Unidade
Agora que você chegou até o seu custo total, divida este valor pela quantidade de mercadorias produzidas. O resultado indicará o custo de cada uma delas.
3. Preço de Venda
No próximo passo, será preciso definir o preço que a sua loja irá cobrar pelo produto ou serviço em um espaço físico ou digital (através do e-commerce).
4. Margem de Lucro Bruta
Quando você tiver acesso ao custo por unidade e ao preço de venda de um determinado produto, faça o cálculo conforme detalhamos na próxima imagem:

5. Análise de Mercado
Na etapa seguinte, será preciso verificar se a sua margem é competitiva de acordo com os produtos ou serviços já oferecidos pelos seus concorrentes.
6. Objetivos e Estratégias
Dependendo do seu interesse, será preciso efetuar pequenos ajustes na sua margem. Margens menores podem impulsionar o crescimento das suas vendas.
7. Revisão da Margem
Essa é uma dica extra! Não se esqueça de ajustar a sua margem de lucro quando for necessário. Lembre-se de que o mercado vive em constante mudança.
Margem de Lucro – Exemplos
Exemplo 1 – Uma loja esportiva importa raquetes de Beach Tennis por R$190,00 a unidade. No marketplace, essa mesma loja oferece o produto por R$350,00.
Isso significa que a margem de lucro para a venda das raquetes importadas é superior a 45,71%.

Exemplo 2 – Uma loja de construção compra torneiras gourmet da China por R$70,00 (cada uma) e as revende no e-commerce por R$300,00.
Dessa forma, a margem de lucro dessa loja para cada torneira vendida é maior que 75%! Veja o cálculo:

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