Shopee
Ultima Atualização agosto 29, 2024

Como cadastrar um produto na Shopee?

Mesmo que pareça fácil vender na plataforma, é preciso estar atento aos principais requisitos para cadastrar um produto na Shopee...
Antes de começar a vender na plataforma, aprenda a cadastrar um produto na Shopee

Apesar de ter sido fundada em Singapura, a Shopee já conseguiu atrair milhões de vendedores brasileiros para o meio digital desde que chegou por aqui.

Mesmo que pareça fácil vender na plataforma, é preciso estar atento aos principais requisitos para cadastrar um produto na Shopee.

Assim como nos outros grandes marketplaces, o cadastro é o primeiro passo que precisa ser dado pelo vendedor, com registro feito por CPF ou por CNPJ.

Assim que a sua Conta de Vendedor for aprovada pela plataforma, será possível traçar suas próprias estratégias para vender na Shopee e faturar ainda mais.

Descubra, neste artigo, tudo o que você precisa saber para cadastrar um produto na Shopee e maximizar os resultados da sua empresa.

Leia também: O guia completo para vender na Shopee!

Os benefícios de vender na Shopee

  • Ferramentas de marketing gratuitas
  • Guias, treinamentos e cursos gratuitos
  • Acesso ao sistema de logística integrado
  • Suporte da equipe de atendimento ao cliente
  • Suporte do Portal de Atendimento ao Vendedor

Produto na Shopee – Cadastro

Para cadastrar um novo produto na Shopee, basta seguir até a Central do Vendedor e acessar a opção “+ Novo Produto”.

Depois de ser redirecionado para a página de criação de anúncio será preciso acrescentar todas as informações da sua mercadoria nos campos indicados.

A plataforma recomenda que os vendedores utilizem a seguinte ordem para o título do anúncio: marca + nome do produto + modelo do item.

A seleção de categoria também deverá ser feita nesta primeira seção e deve corresponder, com total precisão, ao produto que sua loja irá vender na Shopee.

Quando as sugestões apresentadas pela plataforma não forem equivalentes à sua mercadoria, será possível preencher esta seção manualmente.

Ainda nesta mesma seção será possível adicionar até 8 fotos (além da capa) e mais 1 vídeo, que ajudarão a destacar ainda mais o seu produto.

No entanto, é preciso respeitar os limites de tamanho, formato e arquivo determinados pela plataforma, conforme a tabela a seguir:

Tamanho das Imagens Máximo de 2MB Mínimo de 1000 x 32 pixels
Formato das Imagens jpg, jpeg ou png Mínimo de 1000 x 32 pixels
Tamanho dos Vídeos Máximo de 30MB Máximo de 1280 x 1280 pixels
Formato dos Vídeos MP4 10 a 60 segundos

Produto na Shopee – Especificações

Passando para a segunda etapa da criação de anúncio o vendedor chegará à seção de Especificações do Produto.

Aqui, apenas o campo de “Marca” é obrigatório – os outros campos são opcionais, mas ajudam a destacar os demais detalhes da sua mercadoria.

Caso o produto não tenha uma marca própria, também será possível selecionar a opção “sem marca” (a primeira da lista).

Se a marca do seu produto ainda não estiver registrada na plataforma, você poderá acrescentá-la em “Clique aqui para adicionar sua marca”.

Os campos não obrigatórios são: ‘Idioma’, ‘Editora’, ‘Tipo de Capa’, ‘Quantidade’, ‘Importado/Local’, ‘País de Origem’, ‘Tamanho do Pacote’, ‘ISBN’ e ‘Ano’.

Produto na Shopee – Venda

Na terceira etapa da criação de anúncio é possível detalhar as Informações de Venda, com ‘Variações’, ‘Preço’, ‘Estoque’, ‘GTIN/EAN’ e ‘Atacado’.

Quando seu produto puder ser encontrado pelo comprador em diferentes versões será possível adicionar até 2 tipos de variação.

Esta opção pode ser habilitada pelo vendedor, que precisará escolher entre os tipos de variação na lista ou, então, “Adicionar Variações Personalizadas”.

Para os demais campos presentes nesta seção, saiba que em:

  • Preço será possível adicionar o valor cobrado pelo produto;
  • Estoque será possível adicionar o estoque real do produto;
  • SKU será possível adicionar o código de localização do produto;
  • GTIN/EAN será possível preencher o código identificador do produto;
  • Atacado será possível adicionar o nível de preço daquele produto.

 

Produto na Shopee – Envio

Na etapa seguinte o vendedor precisará definir “Peso”, “Tamanho do pacote” e “Taxa de Envio”.

Tanto o peso (que deve ser medido em kg) quanto o tamanho do pacote devem considerar o produto já embalado e pronto para o envio.

O valor do frete será calculado de acordo com peso do produto, enquanto o tamanho do pacote servirá como parâmetro de limite para cada canal de envio.

Para descobrir este limite basta acessar o menu de “Envio”, seguir para “Configurações de Envio” e conferir as informações na Central do Vendedor.

Mulher fotografando um vaso verde que está em cima de uma mesa

 

Produto na Shopee – Adicionais

Na última seção de cadastro de produto será possível indicar a necessidade de “Pré-Encomenda”, a “Condição” do produto e seu “SKU principal”.

No caso de encomendas, a plataforma permite que o vendedor escolha o prazo de postagem de 7 a 30 dias.

Quando estes detalhes também estiverem preenchidos, o cadastro poderá ser confirmado através da opção “Salvar e Publicar”.

Existe, ainda, a opção de “Salvar e Não Publicar”, que deixará o anúncio salvo, mas ele não estará visível para os compradores.

Para acessar este anúncio que não foi publicado será preciso seguir para a aba de “Produtos” e verificar o painel de “Inativo”.

Produto na Shopee – Análise

Depois de cumprir todos os passos acima será necessário aguardar pela análise da plataforma, que pode levar entre 3 e 5 dias úteis.

É importante respeitar este período, e nenhuma informação do anúncio deve ser editada durante a verificação da Shopee.

Qualquer alteração realizada no período de revisão fará com que o prazo da análise volte ao início, com mais 3 ou 5 dias de espera.

Venda na Shopee em 10 passos

  1. Acesse a Central do Vendedor
  2. Clique na opção “+ Novo Produto”
  3. Preencha as primeiras opções de título e categoria
  4. Adicione fotos e vídeos do produto em “Informação básica”
  5. Indique detalhes do produto, material de fabricação, sugestões de uso
  6. Detalhe as especificações do produto (Ex.: quantidade, peso, validade)
  7. Defina as variações, os preços (incluindo atacado) e o seu estoque
  8. Selecione o peso, o tamanho do pacote e a taxa de frete em “Envio”
  9. Informe se o produto exige pré-encomenda e sua condição em “Outros”
  10. Finalize o cadastro do produto no botão “Salvar e Publicar”

Conheça a Mamba

Agora que você já sabe como cadastrar um produto na Shopee, descubra o melhor serviço de assessoria voltado para e-commerce do Brasil.

Siga este link, preencha o formulário e aguarde o contato de um representante da Mamba Digital e impulsione seus resultados.

Compartilhe nas redes sociais

Índice

Mais Artigos

Quer vender mais na Shopee?
Fale agora com a Mamba Digital e descubra como nossos consultores especializados podem ajudar a alavancar suas vendas.