Shopee
Ultima Atualização agosto 29, 2024

Como abrir uma loja na Shopee?

De acordo com um levantamento interno da plataforma, mais de 3 milhões de brasileiros já estão vendendo online através de uma loja na Shopee.
Descubra tudo o que é necessário para abrir uma loja na Shopee

A Shopee chegou ao mercado brasileiro em 2019 e, desde então, conquistou seu espaço para se tornar um dos maiores marketplaces do país.

De acordo com um levantamento interno da plataforma, mais de 3 milhões de brasileiros já estão vendendo online através de uma loja na Shopee.

Em maio, a Shopee ultrapassou a Amazon e ocupou a 2ª posição no ranking de maiores e-commerces por audiência, com 201,8 milhões de acessos mensais.

Mas, se por acaso, você ainda não ativou sua conta neste grande markeplace, chegou a sua hora! Ainda há tempo para abrir vantagem sobre a concorrência!

Descubra, neste texto, tudo o que é preciso para abrir uma loja na Shopee.

Leia também: O guia completo para vender na Shopee!

Criando uma conta na Shopee

O primeiro passo para quem deseja vender em uma loja na Shopee está no cadastro, que pode ser feito de forma rápida e gratuita pelo site ou pelo app.

No site, basta acessar a seção “Vender na Shopee”, disponível no canto superior esquerdo, ao lado da opção “Central do Vendedor”.

Já no aplicativo, basta selecionar a opção de cadastro para vendedores.

Em ambos os casos será necessário compartilhar as seguintes informações:

  • Nome (usuário)
  • Data de Nascimento
  • Nacionalidade
  • Telefone/Celular
  • Nome da loja
  • CPF ou CNPJ
  • E-mail válido
  • Endereço

Tipos de loja na Shopee

Na página de cadastro será preciso definir qual será o formato da loja, que poderá ser ’Pessoal’ (ativada com o CPF) ou ‘Empresarial’ (ativada com o CNPJ).

Loja na Shopee com CPF

A digitalização do comércio abriu portas para milhões de vendedores, e por isso as plataformas permitem que seus usuários criem suas lojas com o CPF.

No entanto, os benefícios para este tipo de loja são mais restritos, e as políticas variam em comparação às contas registradas a partir do CNPJ.

Uma Loja Pessoal (por CPF) tem o acréscimo de R$5 para cada item vendido (válido para vendedores que emitiram mais de 450 pedidos em 90 dias).

Entretanto, será possível mudar o formato de loja (Pessoal para Física), e neste caso a comissão será reduzida para R$4 em até 7 dias úteis.

Loja na Shopee com CNPJ

Quem já tem uma empresa aberta poderá optar pela opção de Loja Empresarial, que apresenta condições especiais aos vendedores da plataforma.

Desde 2022, a Shopee também exige que Lojas Pessoais com faturamento superior a R$81mil (nos últimos 12 meses) migrem para o formato Empresarial.

É importante destacar que a soma deste valor é recorrente: não zera ao final dos 12 meses e nem se inicia/encerra nos meses de janeiro/dezembro.

Para que a conta não fique “congelada” por esse motivo, a própria Shopee envia uma notificação assim que a marca de R$60 mil é atingida pelo empreendedor.

Assim, o vendedor terá tempo hábil para tratar da documentação necessária na migração de Loja Pessoal (CPF) para Loja Empresarial (CNPJ).

Benefícios do cadastro por CNPJ

  • Menos impostos
  • Menor taxa de comissão
  • Tributação em regimes econômicos
  • Acesso à ferramenta Shopee Antecipa
  • Facilidade logística com o Shopee Xpress
  • Participação do programa de Vendedores Indicados
  • Acesso ao sistema voltado para a emissão de notas fiscais

Análise da Shopee

Depois que todas as informações forem enviadas, o vendedor terá que aguardar a resposta da plataforma antes de ter acesso à sua loja na Shopee.

Cadastro Aprovado O vendedor receberá um e-mail confirmando a validação da conta e indicando as ferramentas disponíveis.
Cadastro
com Erro
O vendedor precisará apresentar os documentos para que a plataforma efetue as correções necessárias.
Cadastro Bloqueado A conta será bloqueada por 24 horas e os novos envios serão permitidos somente ao final deste prazo.

Cadastro com Erro – O que fazer?

Para o RG será preciso enviar 2 imagens digitalizadas (frente e verso), coloridas e dentro do prazo de validade (10 anos após a data de emissão do documento).

Já no caso de CNH ou Passaporte será preciso enviar 2 imagens digitalizadas (frente e verso), coloridas e dentro do prazo de validade descrito.

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