Para alguns, o Halloween pode até ser só mais uma data estrangeira comemorada aqui no Brasil. Para o comércio, é mais uma oportunidade de aumentar os lucros.
Se você deseja vender no Dia das Bruxas, saiba que esta data não para de crescer, como mostra o último levantamento de mercado publicado pela ABCasa.
A cada ano que passa, as vendas de produtos relacionados ao Halloween sobem 30% e fortalecem os empreendedores que investem nesta festividade.
Agora é a sua vez de faturar ainda mais no mês de outubro! Confira, neste artigo, os produtos que sua loja também pode vender no Dia das Bruxas.
Leia também: Calendário comercial de 2024: datas e categorias!
A origem do Halloween
Comemorado no dia 31 de outubro, o Dia das Bruxas (ou Halloween) é tido como uma das festas mais tradicionais dos Estados Unidos.
Mas não foram os filmes de terror norte-americanos que deram origem à esta data – sua história começou muito antes, ainda no século XVIII.
Naquela época, o festival Samhain celebrava o início de um novo ano e o fim do verão no hemisfério norte (bem diferente do terror atual).
Quando o ‘Dia de Todos os Santos’ passou a ser celebrado em 1º de novembro, o dia anterior ficou conhecido como ‘Véspera de Todos os Santos’.
Assim surgiu o nome Halloween, como uma espécie de abreviação para “All Hallows’ Eve” (justamente a ‘Véspera de Todos os Santos’).
Com a imigração de povos irlandeses e britânicos para os Estados Unidos, símbolos como abóboras e fantasmas se tornaram populares.
O que vender no Halloween?

Fantasias para Crianças
O Dia das Bruxas popularizou a brincadeira de “Doces ou Travessuras?” – na qual as crianças pedem doces na vizinhança enquanto estão fantasiadas.
Quando os vizinhos se recusam a distribuir doces, precisam encarar as travessuras dos mais novos (que “aterrorizam” suas casas com papel higiênico).
Por isso, as fantasias direcionadas ao público infantil vão fazer a sua loja vender no Dia das Bruxas, aumentando o faturamento em todo o mês de outubro.
Vale destacar que as fantasias de terror fazem sucesso entre as crianças, mas você também poderá apostar em personagens da cultura pop de forma geral!

Fantasias para Adultos
Quem disse que apenas as crianças podem se divertir durante o Halloween? Saiba que os adultos também adoram esta data!
Dessa forma, fantasias para adultos também vão fazer você vender no Dia das Bruxas, impulsionando os seus resultados no último trimestre do ano.
A vantagem de trabalhar com produtos deste tipo está na possibilidade de vender fantasias completas ou acessórios separados (máscaras, capas e dentaduras).
Por isso, você pode apostar em personagens icônicos do Halloween, como as caveiras, os vampiros, as múmias, os palhaços e claro, as bruxas.

Doces (ou Travessuras!)
Quem não quer correr o risco de travessuras das crianças precisa ter um bom estoque de doces durante a semana do Halloween.
Hoje a indústria de alimentos oferece diversas opções de doces personalizados que você também pode vender no Dia das Bruxas.
Esse é o momento certo para comercializar doces “estranhos”, como os chicletes de olho, os marshmallows de abóbora ou os pirulitos que pintam a língua.

Decorações Assustadoras
Já quem pretende organizar festas temáticas – dentro ou fora de casa – vai precisar de decorações baseadas nos elementos do Halloween.
Dito isso, seguem algumas opções de produtos para vender no Dia das Bruxas:
- Velas e Luminárias
- Balões e Bexigas
- Teias de Aranha
- Baldes e Caldeirões
- Bruxas e Caveiras
- Quadros e Morcegos

Utensílios Domésticos
Os produtos de Halloween não se resumem a fantasias (infantis e adultas), doces e decorações – por mais que estes sejam os campeões de venda.
Conheça, também, algumas opções de utensílios domésticos personalizados que a sua loja pode vender no Dia das Bruxas:
- Kits de Pratos
- Copos e Taças
- Formas de Silicone
- Cortadores (Biscoito)
- Carimbos (Doces)
- Baldes de Gelo
Estratégias para o Dia das Bruxas
Idealize campanhas temáticas
Os elementos do Halloween são muito característicos, então se você deseja vender no Dia das Bruxas, não se esqueça das bruxas e dos morcegos.
Desta forma, você poderá incluir estes elementos na página oficial da loja e, principalmente, nas redes sociais e nas ações de e-mail marketing.
Invista em decorações na loja
Além de trabalhar a presença digital, também é possível usar essa mesma temática na sua loja física, decorando o espaço com teias e esqueletos.
Assim, a jornada de compra dos seus clientes vai ser ainda mais especial, fazendo com que eles também entrem no clima do Dia das Bruxas.
Distribua brindes aos clientes
Aproveitando a brincadeira de “Doces ou Travessuras”, presenteie seus clientes com doces temáticos, reforçando a campanha especial de Halloween.
Isso vai fazer com que os consumidores se sintam ainda mais especiais e voltem a procurar a sua loja sempre que for preciso comprar um produto do tipo.
Ofereça promoções especiais
Promoções são sempre bem-vindas, e nesta data não é diferente! Incentive novas compras na sua loja através de descontos progressivos.
Uma boa estratégia é atrair clientes nas primeiras semanas de outubro antes de disponibilizar o melhor preço do mês, já na semana do Halloween.
Conheça a Mamba
Agora que você já sabe o que vender no Dia das Bruxas, tenha acesso ao melhor serviço de assessoria voltado para o e-commerce no Brasil.
Siga este link, preencha o formulário e aguarde o contato de um representante oficial da Mamba Digital para potencializar seus resultados.