De acordo com a última pesquisa realizada pela Shopee, 30% dos vendedores brasileiros revelaram que – hoje – a plataforma é a sua principal fonte de renda.
Os benefícios de trabalhar neste e-commerce em particular vão desde a possibilidade na expansão das vendas até a facilidade do envio na Shopee.
Por isso, a plataforma busca melhorar, cada vez mais, seus serviços de coleta e entrega – sempre priorizando as experiências dos compradores/vendedores.
Descubra, neste artigo, as formas de envio aceitas pela Shopee e suas vantagens.
Leia também: O guia completo para vender na Shopee!
Envio na Shopee – Benefícios
O vendedor providencia o envio da mercadoria pela Central do Vendedor ou pelo App |
O vendedor compartilha o código de rastreio no sistema da Shopee de forma automática |
A notificação de “envio realizado” será enviada pelo parceiro logístico |
Detalhes de rastreio estarão disponíveis no sistema da Shopee |
O cálculo de frete será realizado pelo próprio sistema |
Envio na Shopee – Custos
As taxas de envio da Shopee são determinadas de acordo com o peso do pacote e das dimensões informadas pelo vendedor no momento do cadastro do produto.
Os custos referentes aos demais parceiros logísticos também podem influenciar nos valores da taxa de envio do produto que foi vendido pela Shopee.
Envio na Shopee – Entrega
Mesmo que um cliente compre produtos de diferentes vendedores em um mesmo pedido, o prazo de entrega será específico para cada vendedor.
Da mesma forma, as taxas de envio serão cobradas separadamente para produtos comercializados por diferentes vendedores.
Ex.: Se você comprar um fone de ouvido e um relógio do vendedor A e apenas um celular do vendedor B, os envios serão feitos da seguinte forma:
- Fone + Relógio – Entregues pelo parceiro logístico do vendedor A
- Celular – Entregue pelo parceiro logístico do vendedor B
Envio na Shopee – Atualizações
Para acompanhar as atualizações de um envio na Shopee basta acessar as seções “A Enviar” ou “A Receber” disponível na aba “Minhas Compras”.
Nestas duas seções será possível verificar as atualizações de envio (da preparação do pacote à entrega final) em “Status de envio do seu pedido”.
Envio na Shopee – Shopee Xpress
A Shopee valoriza a experiência de compra e venda, e por isso oferece um serviço exclusivo para vendedores que fizeram o cadastro a partir do CNPJ.
1. O pedido é preparado – Quando a etiqueta for emitida, a plataforma será notificada de que o pacote está pronto para a coleta.
2. A coleta é agendada – O vendedor fará a programação da coleta, definindo uma data para a entrega ao parceiro logístico.
3. A coleta é realizada – O motorista fará a coleta do pacote, que deve seguir os requisitos de qualidade para ser “bipado”.
4. O pedido é transportado – O pacote será encaminhado para o Centro de Distribuição e, depois, para o endereço do comprador.

Envio na Shopee – Postagem na Agência
Este modelo está disponível para lojas cadastradas por CPF. Neste caso, todo o serviço logístico é realizado pelos Correios.
- O vendedor deixa o pedido em um ponto de entrega dos Correios
- A agência recebe o pedido e prepara seu envio para o comprador
- A transportadora retira o pedido da agência e realiza o transporte
- O comprador recebe o pedido no endereço cadastrado
Envio na Shopee – Coleta no Endereço
Este modelo está disponível para lojas cadastradas por CPF. Enquanto a transportadora realiza a coleta do pedido, os Correios fazem sua entrega.
- O vendedor organiza o pedido e aguarda a coleta no endereço informado
- A agência (Correios) recebe o pedido e prepara seu envio ao comprador
- A transportadora retira o pedido da agência e realiza o transporte
- O comprador recebe o pedido no endereço cadastrado
Envio na Shopee – Porta a Porta
Este modelo está disponível para lojas cadastradas por CNPJ. Neste caso, todo o serviço logístico é realizado pela transportadora.
- O vendedor organiza o pedido e aguarda a coleta no endereço informado
- O pedido é encaminhado ao CD da transportadora, onde é separado
- A transportadora retira o pedido do CD e realiza o transporte
- O comprador recebe o pedido no endereço cadastrado
Envio na Shopee – Entrega Direta
O novo serviço de entrega ágil ainda está em fase de testes na região metropolitana da cidade de São Paulo, mas logo deve atender todo o Brasil.
Neste modelo a entrega é realizada no mesmo dia da compra ou, no máximo, no dia seguinte – com o auxílio de entregadores locais ou por conta própria.
Para ter acesso ao Shopee Entrega Direta o vendedor deve cumprir alguns pré-requisitos estabelecidos pela plataforma, como, por exemplo:
- Ter +20 vendas concluídas nos últimos 30 dias
- Ter o nível de avaliação da loja maior ou igual a 4.5
- Ter 2 ou menos pontos de penalidade na plataforma
- Cumprir, ao menos, 97% das entregas no mesmo dia
- Cumprir, ao menos, 97% das entregas no dia seguinte
Conheça a Mamba
Agora que você já sabe como fazer um envio na Shopee, descubra o melhor serviço de assessoria voltado para e-commerce do Brasil.
Siga este link, preencha o formulário e aguarde o contato de um representante da Mamba Digital para impulsionar seus resultados.