As vendas digitais podem ser impulsionadas através de tecnologias que ajudam o empreendedor a organizar sua gestão de atendimento ao cliente.
Dessa forma, chegamos aos sistemas de ERP e CRM, que contribuem tanto para a automação de diversos processos quanto para a otimização das vendas.
Quem consegue integrar os dois sistemas na loja virtual garante mais facilidade logística e ainda aumenta a possibilidade de crescimento da empresa.
Descubra, neste texto, como os sistemas de ERP e CRM podem auxiliar sua loja e quais as diferenças entre eles.
ERP e CRM – Diferenças
Embora os sistemas de ERP e CRM compartilhem algumas funções básicas, como a automação de vendas e de marketing, há diferenças entre um e outro.
Confira abaixo os elementos que classificam cada tipo de ferramenta!
O que é ERP?
De modo simplificado, ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning (ou Planejamento de Recursos da Empresa, em tradução direta do inglês).
Através deste sistema, é possível conectar e distribuir as informações de uma organização para as mais diversas áreas de forma única e direta.
Isso favorece não apenas o tempo, que pode ser otimizado, mas também a redução de custos e a tomada de decisões estratégicas por parte da empresa.
Por último, mas não menos importante, o ERP ainda estabelece um padrão para as rotinas comerciais, produtivas, logísticas e financeiras.
O que é CRM?
Neste caso, CRM é a sigla para Customer Relationship Management (ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em tradução literal).
Diferente do ERP, este sistema é focado na jornada do consumidor, facilitando o contato entre a empresa e seus clientes pela centralização de dados.
O uso do CRM garante que os vendedores consigam trabalhar com estratégias personalizadas baseadas, principalmente, no registro de interações anteriores.
O grande objetivo deste sistema é melhorar o relacionamento da empresa com o consumidor através da retenção e da fidelização a partir da sua satisfação.
ERP e CRM – Utilidades
Quando usar o ERP?
Ideal para a otimização do fluxo de trabalho entre as mais variadas áreas de uma mesma empresa, o ERP deve ser utilizado nas situações em que:
É preciso facilitar o acesso a análise das informações |
Existam erros ou inconsistências nos relatórios gerados |
Os processos manuais e/ou repetitivos resultem na perda de tempo |
Os diferentes departamentos enfrentem dificuldades de integração |
Não exista controle sobre finanças, fornecedores, estoque, consumidores… |
Quando usar o CRM?
Voltado para estratégias de marketing e de atendimento ao consumidor, o CRM deve ser utilizado quando for preciso:
Centralizar os dados dos clientes em um só “espaço” |
Automatizar tarefas rotineiras, como o envio de cobranças |
Monitorar o histórico de interações com os clientes (negociações ou vendas) |
Analisar relatórios sobre vendas, ROI ou nível de satisfação de clientes |
ERP e CRM – Vantagens
Benefícios do ERP
- Redução de custos;
- Automação de atividades;
- Aumento da produtividade;
- Integração de diferentes setores;
- Colaboração com a análise de dados.
Benefícios do CRM
- Organização de dados do cliente;
- Atenção à jornada do consumidor;
- Integração de diferentes ferramentas;
- Maior acompanhamento do funil de vendas;
- Simplicidade no controle do processo comercial.
ERP e CRM – Integração
Considerando que cada sistema foca em um tipo de serviço, podemos dizer que ERP e CRM se complementam na cobertura das atividades de uma empresa.
Enquanto os processos operacionais são padronizados e otimizados pelo ERP, o CRM favorece o relacionamento com o cliente, prolongando esta “relação”.
Com um fluxo de informações não apenas simplificado, mas também aprimorado, sua empresa terá mais agilidade – desde a atração até o pós-venda.
A análise geral dos resultados também deixa as metas da empresa ainda mais claras e acessíveis, com base no desempenho de vendas no período desejado.
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