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Ultima Atualização setembro 9, 2024

ERP e CRM: Vantagens e diferenças

Dessa forma, chegamos aos sistemas de ERP e CRM, que contribuem tanto para a automação de diversos processos quanto para a otimização das vendas.
Os sistemas de ERP e CRM possibilitam a unificação de informações em uma mesma plataforma

As vendas digitais podem ser impulsionadas através de tecnologias que ajudam o empreendedor a organizar sua gestão de atendimento ao cliente.

Dessa forma, chegamos aos sistemas de ERP e CRM, que contribuem tanto para a automação de diversos processos quanto para a otimização das vendas.

Quem consegue integrar os dois sistemas na loja virtual garante mais facilidade logística e ainda aumenta a possibilidade de crescimento da empresa.

Descubra, neste texto, como os sistemas de ERP e CRM podem auxiliar sua loja e quais as diferenças entre eles.

ERP e CRM – Diferenças

Embora os sistemas de ERP e CRM compartilhem algumas funções básicas, como a automação de vendas e de marketing, há diferenças entre um e outro.

Confira abaixo os elementos que classificam cada tipo de ferramenta!

O que é ERP?

De modo simplificado, ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning (ou Planejamento de Recursos da Empresa, em tradução direta do inglês).

Através deste sistema, é possível conectar e distribuir as informações de uma organização para as mais diversas áreas de forma única e direta.

Isso favorece não apenas o tempo, que pode ser otimizado, mas também a redução de custos e a tomada de decisões estratégicas por parte da empresa.

Por último, mas não menos importante, o ERP ainda estabelece um padrão para as rotinas comerciais, produtivas, logísticas e financeiras.

O que é CRM?

Neste caso, CRM é a sigla para Customer Relationship Management (ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em tradução literal).

Diferente do ERP, este sistema é focado na jornada do consumidor, facilitando o contato entre a empresa e seus clientes pela centralização de dados.

O uso do CRM garante que os vendedores consigam trabalhar com estratégias personalizadas baseadas, principalmente, no registro de interações anteriores.

O grande objetivo deste sistema é melhorar o relacionamento da empresa com o consumidor através da retenção e da fidelização a partir da sua satisfação.

ERP e CRM – Utilidades

Quando usar o ERP?

Ideal para a otimização do fluxo de trabalho entre as mais variadas áreas de uma mesma empresa, o ERP deve ser utilizado nas situações em que:

É preciso facilitar o acesso a análise das informações
Existam erros ou inconsistências nos relatórios gerados
Os processos manuais e/ou repetitivos resultem na perda de tempo
Os diferentes departamentos enfrentem dificuldades de integração
Não exista controle sobre finanças, fornecedores, estoque, consumidores…

Quando usar o CRM?

Voltado para estratégias de marketing e de atendimento ao consumidor, o CRM deve ser utilizado quando for preciso:

Centralizar os dados dos clientes em um só “espaço”
Automatizar tarefas rotineiras, como o envio de cobranças
Monitorar o histórico de interações com os clientes (negociações ou vendas)
Analisar relatórios sobre vendas, ROI ou nível de satisfação de clientes

ERP e CRM – Vantagens

Benefícios do ERP

  • Redução de custos;
  • Automação de atividades;
  • Aumento da produtividade;
  • Integração de diferentes setores;
  • Colaboração com a análise de dados.

Benefícios do CRM

  • Organização de dados do cliente;
  • Atenção à jornada do consumidor;
  • Integração de diferentes ferramentas;
  • Maior acompanhamento do funil de vendas;
  • Simplicidade no controle do processo comercial.

ERP e CRM – Integração

Considerando que cada sistema foca em um tipo de serviço, podemos dizer que ERP e CRM se complementam na cobertura das atividades de uma empresa.

Enquanto os processos operacionais são padronizados e otimizados pelo ERP, o CRM favorece o relacionamento com o cliente, prolongando esta “relação”.

Com um fluxo de informações não apenas simplificado, mas também aprimorado, sua empresa terá mais agilidade – desde a atração até o pós-venda.

A análise geral dos resultados também deixa as metas da empresa ainda mais claras e acessíveis, com base no desempenho de vendas no período desejado.

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